segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Transparente e Superresistente








P-0102 - A Divisão III Entra em Ação - Kurt Mahr - Publicado em 16/8/1963.
... Dynah soltou um grito estridente e, no mesmo instante, um forte estrondo encheu a rua estreita. Richard rolou para o lado e viu que o peixe horrível se afastava, desaparecendo tranqüilamente mar adentro. Richard levantou-se. “Não sei... O mar! Que diabo!”, pensava assustado. “Como é que a rua estava seca, se do outro lado nadava um peixe?” De repente Rykher começou a rir à sua maneira peculiar.
— Isso é uma brincadeira, Dick! — exclamou. — O peixe brincou conosco. Sabia que ali existe uma parede de vidro, mas nós não sabíamos.
Richard atravessou a rua lentamente, como se estivesse num transe. Estendeu os braços, e só percebeu a presença do vidro, quando tocou-o. O vidro era de um tipo que Richard nunca vira. Totalmente transparente, e não produzia qualquer reflexo. Não havia a menor possibilidade de vê-lo. Era o material ideal para a construção de janelas, e os ghameses já haviam percebido isso. A janela pela qual Richard Silligan e seus companheiros contemplavam as profundezas do mar tinha o comprimento da rua, ou ao menos do trecho que podiam abranger com a vista. Pouco acima de suas cabeças havia um teto de pedra, que chegava até a parede de vidro. A rua, uma ladeira, descrevia uma curva para a direita fechando-se à vista pouco adiante. A parede junto à qual ficava era de pedra e apresentava a intervalos irregulares uma série de portas. Era uma visão estranha e... medonha! Nenhum deles jamais havia visto nada semelhante. De repente deram-se conta de uma coisa que, até então, ainda não lhes tocara a consciência. Encontravam-se num lugar em que jamais homem algum havia posto os pés, algumas centenas de metros abaixo da superfície de um mar desconhecido, numa rua de uma cidade também desconhecida, onde viviam estranhos seres...
... — A matéria-prima — prosseguiu Nike Quinto — que é algum silicato*, é derretida num forno. O material derretido é resfriado rapidamente por meio da água do mar à temperatura normal. Provavelmente os ghameses não sabem mais que isso. Mas a amostra trazida por Silligan permitiu-nos descobrir que o processo não serve apenas ao resfriamento. A água do mar, continuamente renovada pelos ghameses por meio de uma instalação bem concebida, contém um tipo de alga que produz certa reação química na massa vitrificada. Se não fossem estas algas, o produto final seria um vidro igual a qualquer outro, em nada melhor ao que antigamente costumava ser usado nas vidraças das janelas. O segredo está nas algas. Dick Silligan trouxe um pedaço desse vidro. Ainda apresentava vestígios das algas. Isso bastou para que nossos cientistas desvendassem o segredo. Já estamos em condições de fabricar o vidro dos ghameses...




Século XXIII, aparece em orbita da Terra uma sonda espacial que passa a emanar sons estranhos para a planeta, esperando por uma resposta. Com o passar do tempo, a sonda começa a causar grandes tempestades, ameaçando a destruição da Terra, pois está ionizando a atmosfera e as fontes de energia entraram em colapso. Todas as naves em órbita estão inoperantes e a sonda está vaporizando os oceanos. Kirk e sua tripulação são avisados que a humanidade perecerá se não for achado um meio de responder a sonda. Spock então conclui que o som é o canto das baleias-jubartes, e a sonda está tentando se comunicar com as baleias. Porém, como elas foram extintas no século XX, nunca haverá resposta e a Terra está com os dias contados. Assim só resta uma saída para Kirk e sua tripulação resolverem voltar no tempo até o século XX, pegar um casal de baleias-jubartes e levá-las até o século XXIII, onde eles poderão responder à sonda e assim salvar o planeta. Usando uma nave Ave de Rapina Klingon pousam na Baía de San Francisco, o engenheiro-chefe Scotty usa o alumínio transparente para construir um tanque para transportar duas baleias-jubartes (George e Gracie) para a Terra do século XXIII. O tanque é feito com alumínio transparente de 2,5 cm de espessura.

Alumínio Transparente


A descoberta só foi possível graças ao descobrimento de uma nova fonte de radiação, 10 bilhões de vezes mais brilhante que a luz emitida pelos syncrotons o FLASH laser (Flash de Free-electron LASer). Este acelerador de partículas produz pulsos extremamente curtos de Raio X de baixa intensidade (os soft x-ray ou, alguma coisa entre 0.12 to 12 keV). A equipe do Professor Justin Wark do departamento de física da Universidade de Oxford, focalizou esse feixe de energia em um ponto com diâmetro menor que um vigésimo do diâmetro de um fio de cabelo, concentrando a energia, o pulso de laser arrancou um elétron interno de cada átomo de alumínio sem danificar a estrutura cristalina do metal. Neste ponto, o alumínio tornou-se transparente a radiação ultravioleta. O alumínio transparente é muito mais resistente, leve e fino que o vidro blindado, oferecendo diversas vantagens para a blindagem de veículos.

*silicato | s. m.
Mineral que se considera como um conjunto de tetraedros quase regulares (Si,Al)O4 cujos centros são ocupados por iões.íons de silício ou alumínio, e os vértices por iões.íons de oxigénio.oxigênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário