quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nave dos antepassados






P-0081 - A Nave dos Antepassados - Clark Darlton - Publicado em 22/3/1963.
... A gigantesca esfera metálica vagava pela imensidão infinita do Universo. Se traçássemos sua rota passada, chegaríamos ao halo galáctico, onde se situam os gigantescos grupos estelares esféricos. Mas se acompanhássemos sua rota futura, iríamos parar no vazio desolado da extremidade oposta da Via Láctea. Se mantivesse a velocidade atual, a esfera só chegaria ao destino dentro de algumas dezenas de milênios. Além de gigantesca, a esfera era artificial. Quem a visse pela primeira vez poderia ter a impressão de estar observando um pequeno planeta. Porém, um exame mais cuidadoso logo revelaria que essa impressão seria simplesmente falsa. A esfera era um objeto artificial, construído e posto em movimento por seres pensantes. Ao que parecia, seus tripulantes também eram criaturas inteligentes. Vez por outra, o observador veria uma sombra que se movia atrás das vigias iluminadas. Essas sombras possuíam formas humanóides, fato que levava à conclusão de que, no interior da esfera, não habitavam monstros, e sim homens. A esfera era uma nave espacial. É bem verdade que a nave tinha um diâmetro de mil e quinhentos metros e seria capaz de abrigar alguns milhares de homens. Seguia firmemente a sua rota, sem preocupar-se com os acontecimentos que se desenrolavam nos milhares de planetas habitados, situados nas vizinhanças. As placas energéticas de radiações, que permaneciam ligadas, ininterruptamente, evitavam sua localização eletrônica à distância, e nenhuma nave de patrulhamento espacial, fosse de que raça fosse, descobriu o peregrino incansável que voava para um destino desconhecido. Não havia ninguém que jamais tivesse posto os olhos no interior da misteriosa nave-fantasma, com exceção, é claro, das pessoas que viviam e trabalhavam no interior da mesma. Mas estas pessoas só conheciam o interior da nave; não sabiam o que se passava no mundo situado além de suas paredes metálicas. É bem verdade que viam as estrelas que desfilavam lentamente ao longo da trajetória da nave; mas estas pertenciam às suas vidas e não representavam qualquer mistério. O negrume eterno do cosmos era seu dia, e os sóis reluzentes eram seus companheiros constantes. Por maior que fosse a nave, em comparação com a imensidão do Universo, ela não passava de uma partícula de pó, que seguia com vagar uma trajetória previamente traçada, e nela prosseguiria até que um dia fosse devorada pela eternidade. Ninguém daria por sua falta...









Stargate Universe
segue as aventuras de uma equipe multinacional de exploração espacial que depois de esclarecer o mistério de como usar o nono “Chevron” do “Stargate”, se encontra impossibilitada de retornar para Terra após uma evacuação de emergência ,e viajam por ele até uma nave espacial chamada “Destiny”. Esta nave teria sido lançada pelos “antigos” no ápice de sua civilização, como um experimento colocado em ação, mas nunca terminado.

2 comentários:

  1. Também podemos mencionar o seriado "The Starlost" (1973)
    No ano 2285, uma catástrofe ameaça exterminar toda a vida na Terra. Uma gigantesca nave de gerações, chamada ARK, carrega exemplares de vários povos da Terra, trancados em biosferas isoladas.
    Após 100 anos viajando em velocidade subluz, ocorre um acidente que elimina a tripulação, e danifica parte das biosferas dos "passageiros", deixando a nave à deriva. Após 400 anos, um jovem rebelde foge de seu domo, e descobre a verdade: que seu mundo é apenas parte de uma imensa astronave, que está em rota de colisão com uma estrela.

    ResponderExcluir
  2. no stargate tambem temos os portais de teletransporte...

    ResponderExcluir