sexta-feira, 10 de junho de 2011

Xadrez Tridimensional






P-0076 - Sob as Estrelas de Druufon - Clark Darlton - Publicado em 15/2/1963.
... Os mutantes tinham se instalado com John Marshall na cantina menor, e matavam o tempo com xadrez tridimensional. Jogo tremendamente complexo, se comparado com o xadrez tradicional. Em vez de bidimensional, o tabuleiro era cúbico.
Os 64 quadrados, alinhados oito a oito, multiplicavam-se por oito. Desprovido de peso por efeito de um radiador antigravitacional, o cubo flutuava no ar. As peças obedeciam a impulsos teleguiados. Quem visse pela primeira vez o novo jogo, ficaria confuso diante da multiplicidade de figuras encerradas no cubo transparente. Do ponto de vista matemático, a diferença entre o xadrez tradicional e o tridimensional não consistia simplesmente em multiplicar por oito a dificuldade da partida. Com a passagem de um plano a outro, as variações iam ao infinito. Unicamente jogadores excepcionalmente hábeis conseguiam chegar ao fim de uma partida, levando horas, ou até dias. Por outro lado, a maioria dos mutantes era telepata. Mesmo jogando contra parceiros de mente bloqueada, o adversário acabava achando jeito de dar uma espiada nos pensamentos do rival, adivinhando-lhe as intenções. No entanto, tal espionagem mental em nada facilitava o jogo, nem influía no resultado final. A estrutura era complexa demais para beneficiar-se de dicas tão insignificantes...




Star Trek apresentou, nos anos 60, partidas de xadrez tridimensional disputadas entre o capitão James Kirk e o vulcano Spock. Na década de 90, os fãs reproduziram o tabuleiro e as peças e propuseram regras para o jogo, inspiradas nas imagens da TV. "Vulcan Chess é um game de xadrez 3D, modalidade diferente, com regras próprias e modos de jogar diferentes da versão de tabuleiro tradicional, muito mais complexo e desafiante. Os gráficos são bem detalhados, com cores vivas e visual moderno. Jogue contra um amigo ou contra um jogador virtual"

Nenhum comentário:

Postar um comentário